Yes, nós temos chocolate.


Chocolates Tapuio

Chocolate traz felicidade? Sim. Está cientificamente comprovado que comer chocolate faz melhorar o humor, isso porque contém o aminoácido feniletilamina, precursor da serotonina, substância que o organismo produz nos momentos felizes. O chocolate também possui em sua composição teobromina (da família da cafeína) que tem efeito estimulante, além de magnésio, outro amigo do bom humor. Ou seja, chocolate é só alegria. Consumido com moderação, claro.


E foi o chocolate o responsável pelo aumento da felicidade da Chef Fernanda Lisboa, Chocolate Maker (pessoa responsável pelo desenvolvimento do sabor e da textura do chocolate. É o químico do chocolate). Nascida no povoado Tapuio, município de Barreirinhas, na região dos Lençóis Maranhenses, e criada em São Luís, Fernanda é a criadora e a produtora dos chocolates Tapuio, genuinamente maranhenses.


Só quero chocolate


Fernanda é graduada em Gastronomia e começou como confeiteira. Fazia bolos artísticos, mas não estava feliz porque a produção de bolos tomava todo seu tempo. Com um bebê em casa, queria mais disponibilidade para se dedicar ao papel de mãe.

Desde que o chocolate chegou na vida dela, há cerca de um ano, encontrou o seu propósito de vida. Fernanda conta que se apaixonou quando conheceu a produção de cacau da Amazônia, no Pará.


Fernanda Lisboa

Foi através do Engenheiro Químico De Mendes, um estudioso que pesquisa variedades nativas de cacau na Amazônia e que presta consultoria nesta área, que ela teve os primeiros contatos com essa maneira particular de trabalhar o cacau . Fernanda fez uma verdadeira imersão nas técnicas desenvolvidas por ele, de colheita, seleção, fermentação e secagem do cacau e, a partir daí começou a germinar o projeto da sua pequena fábrica onde produz, artesanalmente, barras de chocolate bean to bar (do grão à barra) orgânicas, cem por cento naturais, sem adição de produtos químicos, a partir de amêndoas de cacau da floresta amazônica paraense. Produz também uma linha de produtos onde utiliza chocolates belga e francês. Ela explica que o nome Tapuio é uma homenagem à sua origem e uma forma de valorizar o produto, artesanal e orgânico.


Fernanda relata que se encantou pelo trabalho feito por De Mendes nas comunidades da região amazônica, no Pará, numa localidade chamada Santa Bárbara. O pesquisador está sempre buscando na mata novas variedades para criar chocolates com sabores únicos, além de dar orientações sobre todo o processo de produção de chocolates, desde a colheita do cacau, passando pela fermentação, secagem e torrefação. Além de participar das principais feiras e eventos de chocolate, dar palestras e consultoria, ele trabalha junto às comunidades da região, orientando os nativos sobre o manejo correto do cacau para garantir uma boa qualidade. Ele também criou um método próprio de fermentação (que leva até doze dias) que confere personalidade ao cacau e que resulta num chocolate de qualidade superior. De Mendes é o fornecedor da matéria prima utilizada pela Chef Fernanda.


Hoje, com a fábrica de chocolates, ela consegue aliar o trabalho ao prazer e, de quebra, encontrou um propósito de vida: criar um produto que proporciona prazer às pessoas e que ajuda a preservar o meio ambiente e a cultura de um povo. Mais uma vez, está comprovado que o chocolate é fonte de alegria e satisfação.


Segue uma receita de trufas para alegrar a vida dos nossos leitores.


Bom apetite!


Trufas de Chocolate

(Rende cerca de 75 trufas)



Trufas de chocolate


Ingredientes:


220 g de creme de leite fresco

270 g de chocolate (63% cacau)picado em pedaços finos

120 g de chocolate (70% cacau) picado em pedaços finos

35 g de manteiga sem sal amolecida


Para banhar as trufas:

400 g de chocolate para pré cristalizar e banhar as trufas


Para rolar as trufas:

2 caixas planas, cada uma com 200 g de cacau em pó.


Modo de preparo:


Ferver o creme de leite fresco e despejá-lo sobre ambos os chocolates finamente picados. Misturar suavemente até obter um aspecto liso e brilhante. Em seguida acrescentar a manteiga, misturar novamente. Deixe descansar por umas 5 horas em ambiente fresco para que o chocolate obtenha a textura desejada.

Moldar pequenas bolas de 1 cm de diâmetro e depositá-las sobre papel manteiga. Colocar na geladeira por meia hora. Após ter utilizado a técnica da temperagem dos 400 g de chocolate com ajuda de um garfo, mergulhar as trufas, uma por uma, retirar rápido, bater com suavidade para retirar o excesso e com outro garfo rolar cada trufa numa caixa plana cheia de cacau em pó. Quando terminar a operação, derramar delicadamente as trufas em uma peneira para retirar o excesso de cacau.


Conservar:

10 dias entre 18 e 20 graus

20 dias a 4 graus em uma caixa bem fechada ao abrigo da umidade.

Deguste a qualquer hora.







88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Fique conectado
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Instagram Icon

500 Terry Francois St. San Francisco |  info@mysite.com  |  Tel. 123-456-7890

© 2023 by Taste Buds. Proudly created with Wix.com