Sopa é janta, sim!


Vichyssoise - sopa clássica da cozinha francesa

Entre essas bobagens que viralizam na internet tem um vídeo onde um garoto diz pra mãe que sopa não é janta. Tem quem acredite tratar-se de uma refeição inferior a mistura de vegetais com uma proteína, temperada ao gosto do cozinheiro A verdade é que existe uma infinidade de receitas de sopa, da singela e reconfortante canja de galinha à clássica francesa Soup a l'oignon (sopa de cebola), servida com torradas e gratinada com queijo emental. (Confira a receita do Panelinha)


Segundo historiadores e antropólogos a sopa é um dos pratos mais antigos da humanidade. Já era preparada antes mesmo da descoberta do fogo. Fria, obviamente.


É, por excelência, um prato de inverno, apreciado quando o termômetro oscila para baixo. O clima aqui na parte superior do mapa, cuja temperatura média é de 30 graus, não favorece muito a degustação de um caldo fumegante, mas quem nunca curou a ressaca tomando um substancioso caldo de ovos no café da manhã?


Mas também pode ser um prato refrescante. É o caso da Vichyssoise (pronuncia-se vichissoaze), sopa tradicional da culinária da França feita à base de alho poró, cebola, batata, caldo de galinha e creme de leite. Depois de cozida é processada e pode ser servida quente ou fria. A da foto foi feita por mim e a receita é do Chef Daniel Menezes, professor da Pós-Graduação em Gastronomia e Cozinha Autoral da PUC/RS.


Quem labuta no dia-a-dia da cozinha sabe que a sopa pode ser um curinga e salvar o jantar num dia de pouca criatividade e inspiração.


Ademais, é só dar uma passadinha nas casas especializadas em São Luís pra perceber que um caldinho acompanhado de torradas tem seu valor.


Então, sem ideia pro jantar de hoje? Vai lá, mostre seu talento com uma sofisticada receita francesa ou então com o clássico maranhense caldo de ovos. Receitas abaixo.


Bom Apetite!!


Vichyssoise


Ingredientes:

2 alhos poró (só a parte branca)

1 cebola

2 batatas médias

750 ml de caldo de frango caseiro (feito com pedaços de frango, cenoura, cebola, salsão e louro)

1 xícara de creme de leite fresco

azeite

sal a gosto


Modo de Preparo


Refogue a cebola no azeite (não deixe dourar), acrescente o alho poró e refogue mais um pouco, junte as batatas cortadas em cubos e o caldo de frango. Deixe cozinhar até as batatas ficarem bem macias (em ponto de purê).

Processe ou bata no liquidificador, acrescente o creme de leite e um pouco de azeite.

Sirva quente ou geladinha.



*Caldo de Ovos


Caldo de Ovos da Senhora Sopa

Ingredientes: (para uns 2 litros de caldo)


3 tomates, 3 cebolas, 6 pimentas de cheiro

5 dentes de alho bem picadinhos

100 ml de vinagre de vinho branco ou de álcool

50 ml de azeite

sal a gosto

Pimenta do reino e cominho

bastante cheiro verde (coentro) picadinho

6 ovos inteiros

Carne Moída

Um pouquinho de trigo para engrossar

2,5 a 3 litros de água


Modo de preparo:

Refogar a carne moída com a cebola, o alho, o tomate e a pimenta de cheiro no azeite. Temperar com a pimenta moída, o sal, o cominho e o vinagre. Quando a carne moída estiver refogada, adicionar toda a água e deixar cozinhar bem. Quando estiver fervendo adicionar os ovos inteiros sem batê-los e deixá-los cozinhar até ficarem bem firmes com a gema inteira.

Durante o cozimento dos ovos NÃO MEXA A PANELA para não desmanchar as gemas. Após colocar os ovos e cozinhá-los, adicionar o cheiro verde bem picadinho e deixar cozinhar. Com o caldo fervendo, adicionar o trigo dissolvido em água aos poucos e mexer até engrossar um pouco. Deixe cozinhar por mais 5 minutos. Apague o fogo e tampe a panela.

DICA: Deixe o caldo esfriar um pouco para corrigir o sal, o vinagre e, se for necessário, adicionar um pouco mais de água.


*receita cedida por Fábia Araújo, da Senhora Sopa.









78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo